fbpx

Lançamento de cinco obras da editora Periferias movimenta a cena literária em SP capital

0

Revista Periferias é uma publicação da EduniPeriferias Editora, localizada no Conjunto de Favelas da Maré, Rio de Janeiro. De periodicidade semestral e disponibilizada gratuitamente em plataforma digital, a Revista está orientada para publicação de trabalhos provenientes de  sujeitos das periferias e de temáticas periféricas.

Tem como principal objetivo aproximar pessoas pesquisadoras, ativistas sociais e artistas de periferias do mundo, interessadas em  partilhar experiências múltiplas dos territórios populares e construir uma representação convergente e global sobre a Potência das Periferias.

É uma publicação de tom acadêmico, mas que considera a diversidade e pluralidade de narrativas; utiliza, portanto, diversas estéticas textuais e não-textuais, sem hierarquização das formas de produção do conhecimento. Integralmente publicada em Português, Espanhol, Francês e Inglês — aborda de forma propositiva o lugar e o papel da Periferia e de seus sujeitos — Brasil e mundo afora.

Em nova empreitada após os trágicos momentos potencializados pela pandemia de covid 19, a partir do dia 19 de maio, às 19 horas, no teatro do Itaú Cultural  a editora Periferias fara o lançamento de cinco novos livros do catálogo da editora.

Entre eles, estão as obras: Seja democracia, organizado por Cleber Ribeiro; A favela reinventa a cidade, de Jailson de Souza e Silva, Jorge Barbosa e Mário Simões; Macaé Evaristo: uma força negra na cena pública, de Jailson de Souza e Silva e Eliana Sousa Silva; Macumba, de Rodrigo Santos; e Periferias sob controle e vigilância, de Aiala Colares Couto.

O evento presencial contará com a venda de livros e debate com os autores Jailson de Souza e Silva, Aiala Colares e Rodrigo Santos e a professora e assistente social Macaé Evaristo. A mediação fica por conta de Rodolfo Teixeira Alves, antropólogo e coordenador de marketing da editora. A agenda ainda conta com mais duas datas, desta vez nas periferias de São Paulo

Periferias é a editora da UNIperiferias, universidade da sociedade civil projetada pelo Instituto Maria e João Aleixo (Imja), com sede na Maré (RJ) e focada na formação de especialistas em periferias, na produção de conhecimentos e em ações que visibilizam e fortalecem as potências das periferias. A editora independente tem como projeto a democratização da linguagem e a experiência literária, de ampla disseminação e formação de redes que envolvam e projetem sujeitos das periferias, em consonância com a esfera de atuação do trabalho do Imja. Atua a partir do que considera como Periferias Globais, seus sujeitos e suas intersecções: englobando questões de raça, gênero e LGBT+, etnia, territorialidade, educação e segurança pública, lógica de enfrentamento da guerra às drogas e encarceramento em massa, assim como as questões cigana, da migração e do refúgio, entre outras.

Essa editora só se tornou possível por causa de um grande esforço coletivo. E como tal deve ser celebrada coletivamente, portanto ampliemos o chamamento.

Para participar da primeira data, dia 19/05 as 19h00 no Itau Cultural garanta ja o seu lugar no link .

Vamos Juntes construir uma sociedade mais justa, solidaria e educadora.

VEJA OS LIVROS AQUI 

 

Share.

About Author

Leave A Reply