fbpx

Gilberto Gil anuncia o documentário “OBATALÁ, O PAI DA CRIAÇÃO”

0

Por Paula Figueiredo

Ainda sem data de estreia, o longa abordará os bastidores da criação do álbum de mesmo nome, lançado em 2019 com realização do Grupo Ofá. O material feito com canções cerimoniais do candomblé, conta com a participação de grandes nomes da música brasileira como Marisa Monte, Jorge Benjor, Alcione, Gal Costa, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Zeca Pagodinho, em uma homenagem à Mãe Carmen do Gantois. Cada convidado faz referência a um Orixá nas 17 faixas que compõe o projeto.

Em entrevista ao Correio Braziliense, Flora Gil falou sobre a importância do álbum artisticamente e para o culto da matriz africana: “Artisticamente é muito importante pelo registro das canções de exceção, por um conjunto de artistas devotados, no sentido respeitoso, com essa excepcionalidade de repertório. Obatalá é um trabalho muito simples e extremamente cuidadoso. É também tão importante para o culto da matriz africana que tomo a liberdade de deixar registrada aqui a fala de Gil sobre o assunto: Em tempos de intolerância religiosa, o momento é propício para a concepção deste trabalho”. Confira a entrevista na íntegra aqui.

Obatalá – Uma Homenagem a Mãe Carmen recebeu uma indicação na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa no Latin Grammy. O documentário terá imagens inéditas do terreiro, seus ogãs e cantos em um registro único da herança da cultura africana no Brasil.

Recentemente, Gilberto Gil colaborou com Emicida na canção “É Tudo Pra Ontem”, saiba mais.

Muito obrigado pela sua visita e por ler essa matéria! Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça que também curtam Gilberto Gil, e acompanhe a Nação da Música através do TwitterGoogle NotíciasInstagramYouTubeFacebook e Spotify. Você também pode receber nossas atualizações diárias através do email – cadastre-se. Caso encontre algum erro de digitação ou informação, por favor nos avise clicando aqui.

Torcemos para que tudo esteja bem com você e toda a sua família. Não se esqueça de lavar bem as mãos e se possível #FicaEmCasa, mas se precisar sair não se esqueça de usar a máscara! Cuide-se.

Share.

About Author

Leave A Reply